Como obter o Auxílio por Incapacidade Temporária?


O Auxílio por Incapacidade Temporária de natureza previdenciária, chamada antes da Reforma da Previdência de 2019 de Auxílio Doença Previdenciário, está previsto entre os artigos. 59 ao 63 da norma de Benefícios da Previdência Social Lei de nº 8.213/91e entre os artigos. 71 ao 80 do Regulamento da Previdência Social Decreto 3.048 de 1999.


Contratar Advogado Previdenciário

Conversar com um Advogado

Nunca compartilhe informações confidenciais (números de cartões de crédito, CPF, senhas, etc.) por este formulário.

Auxílio por Incapacidade Temporária

Advogado Especializado

Advogados com mais de 10 anos de experiência. Com um profundo conhecimento da área previdenciária e cálculos judiciais.

Atendimento Flexível

Oferecemos um atendimento personalizado, tanto presencial quanto remoto, para garantir comodidade e eficiência aos nossos clientes.

Transparência

Mantemos uma comunicação clara em cada etapa do processo, garantindo que o cliente esteja sempre informado sobre seu caso.

Segurança

Priorizamos a segurança e a proteção dos seus dados. Garantimos que todas as informações sejam tratadas com o mais alto nível de sigilo.

  Requisitos


Os requisitos para requerimento do auxílio por incapacidade temporária são os seguintes:

  • 12 meses de carência
  • Incapacidade temporária para o trabalho
  • Qualidade de Segurado

A carência de 12 meses será dispensada nas hipóteses de invalidez decorrente de acidente de qualquer natureza, doença profissional, do trabalho ou quando for decorrente de uma das seguintes moléstias graves:



Tuberculose ativa

Hanseníase

Alienação mental

Esclerose múltipla

liver

Hepatopatia grave

Neoplasia maligna

Cegueira

Paralisia irreversível e incapacitante

Cardiopatia grave

spine

Espondiloartrose anquilosante

kidney

Nefropatia grave

Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)

Sindrome da deficiência imunológica adquirida (Aids)

Contaminação por radiação

  Documentos Necessários



Para requerer a aposentadoria por tempo de contribuição os principais documentos são os seguintes:

  • Documento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente;
  • Comprovante de Inscrição Cadastral de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios, etc, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS;
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado (se precisar, imprima o requerimento);
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.
FAQ-WhatsApp

Atendimento Online para todo o Brasil

Está com dúvidas sobre aposentadoria, benefícios do INSS ou outros direitos previdenciários? Fale com um advogado especialista sem sair de casa!

  • Atendimento rápido e seguro.
  • Orientação completa sobre benefícios e revisões.
  • Mais de 10 anos de experiência em Direito Previdenciário.
Avatar Atendente